November 27, 2019
May 14, 2019
April 4, 2019
December 27, 2018
November 7, 2018
September 18, 2018
August 6, 2018
May 14, 2018
April 17, 2018
March 26, 2018
Posts Recentes
Categoria
Como ser criativo e se destacar no trabalho
September 25, 2017

O trabalho no mundo corporativo para mim foi sempre marcado por uma grande quantidade de tarefas, super dinâmico, sempre tentando trazer à tona algo diferente. Mesmo sendo da geração X, onde o celular nem existia, eu já era aquela colaboradora que assumia muitas funções e discussões mesmo sem ser solicitada. Tive inclusive um gestor mexicano que trabalhava na minha área, numa startup de motores automotivos, que a cada vez que entrava um funcionário novo na empresa, ele vinha até a minha mesa e me apresentava assim:
“Esta es Giani Savi, muy exigente, pero muy inteligente y eficiente”!
Alguma coisa mudou de lá para cá? Sim, mas como o tempo impactou na minha vida profissional?
Mesmo beirando meus 50 anos, e com uma carreira empreendedora que exige estar sempre oferecendo ao mercado algo novo, vou confidenciar que está cada vez mais difícil me concentrar no trabalho. Estou com uma dificuldade tremenda de fazer aquele trabalho mais profundo, sem distrações ou interrupções, aquele que você precisa de concentração ou que tenha que pensar em algo novo ou propor ideias disruptivas.
Estou neste momento escrevendo este artigo no meu blog, e como diz a lenda: com uma olho no gato e outro no peixe. Ou melhor, um olho na tela do meu computador, outro nos e-mail’s, no whatsapp, na timeline do facebook ou no linkedin. Tudo isso acompanhado do barulho de colegas falando ao meu lado, uma verdadeira maratona de pensamentos que vem e vão!
Segundo Call Newport, autor de diversos artigos sobre hábitos no trabalho, estamos cada vez mais com dificuldades de fazer tarefas mais profundas, aquelas que exigem de nós mais concentração e livres de distrações.
Hoje em dia com a moda do coworking, todos os postos de trabalho são abertos e livres com o intuito de influenciar a colaboração entre as pessoas. Nas empresas não está diferente, não existem mais salas individuais e as mesas são coladas umas nas outras. Os colaboradores podem ouvir tudo o que seus colegas conversam, pois o intuito é de criar um ambiente colaborativo. As salas fechadas são raras e se investe cada vez mais nas áreas de laser para energização.
Por outro lado, em paralelo com este formato, as empresas buscam profissionais que tragam ideias, que sejam criativos, arrojados e que rompam barreiras. Como a concorrência está cada vez mais acirrada, me pergunto se este formato de trabalho está realmente auxiliando o profissional dentro desta nova necessidade.
Será que o modelo que observamos nas organizações é o mais apropriado para gerar no colaborador este tempo de concentração, estimulando a capacidade cognitiva e criativa?
Já ouvi meu professor de neurociência, que admiro muito, falar que teve muita dificuldade para escrever seu primeiro livro por dificuldades de concentração. O historiador, Leandro Karnal, já citou em um de seus vídeos que teve que se trancar num quarto de hotel no nordeste para escrever um livro.
Como criar hábitos que desencorajam a ficar olhando no celular a cada minuto? Ou bloquear os sites que não devemos acessar enquanto estamos neste trabalho de concentração?
Já sabemos que alguns aplicativos estão surgindo para nos ajudar nesta empreitada, no entanto, não existe formula mágica e a autodisciplina ainda é o ponto mais forte.
A neurociência nos diz que pesquisas apontam que o ser humano não consegue se concentrar por mais de 60 minutos numa tarefa. O que pode fazer para ajudar?
- Meditar: meditar aumenta a capacidade de concentração. Numa das séries que passam no Netflix chamada “Billions”, observem que o grande gestor de investimento costuma tirar alguns minutos do seu dia de trabalho para meditar através de aplicativos baixados do celular;
- Fazer exercícios regularmente: Os exercícios promovem a saúde do cérebro, e auxiliam na capacidade de memória, concentração e criatividade;
- Fazer lista de tarefas: Particularmente sou fã, não só de lista-las, mas de colocar prazos pois nos ajuda a manter o foco na próxima atividade;
- Ter uma boa noite de sono: A noite de sono melhora o humor e a concentração. Pesquisas já apontam que a falta dele pode ser um dos vilões da produtividade e criatividade.
Concentre-se em incorporar tais atividades à sua rotina e a torna-las um hábito. Só assim você verá a diferença! A tendência do mercado futuro é de termos mais de uma carreira ao mesmo tempo, por isso, mais um motivo para a autodisciplina.
Seja você o agente de sua mudança e de sua carreira!


