November 27, 2019

April 17, 2018

Please reload

Posts Recentes

Como anda o seu foco para atravessar esta fase de turbulência?

February 25, 2016

1/1
Please reload

Categoria

Meu emprego sobreviverá?

August 6, 2018

 

O mundo está em rápida transformação e com as profissões não será diferente. Nunca se viu, por exemplo, tantos filósofos, historiadores, cientistas e biólogos dando tantos depoimentos, palestras e cursos sobre “Para onde caminha a humanidade”. A velocidade com que as mudanças acontecem, levam as empresas e os CEO’s a procurarem aconselhar-se com grandes nomes para poder tomar suas decisões sobre os investimentos.

 

Na profissão de economista, por exemplo, os profissionais estão se comportando muito mais como cientistas e menos como economistas, alguns até ousam chamá-los de "filósofos matemáticos". Isto é, estão mais focados nas evidências e menos nas suposições irrealistas. Um psicólogo e matemático chamado Daniel Kahneman, prêmio nobel de Economia, escreveu um livro chamado - Rápido e Devagar, duas formas de pensar - o qual ele revela, dentre muitas outras coisas, se devemos ou não confiar em nossa intuição. As tomadas de decisões em cima de achismos não serão mais aceitáveis nos dias de hoje.

 

Os robôs, por exemplos,  estão chegando com toda força em áreas humanas onde nós nem acreditávamos que era possível, como na criação de roupas, musicas e filmes. Na industria nem se fala, a inteligencia artificial está em quase toda parte, na logística, fabricação, manutenção etc...

 

Acredita-se que haverá uma competição contínua por talentos (profissionais) em inteligência artificial. A demanda será muito maior do que a disponível hoje no mercado. Os estudantes que estão entrando no mundo acadêmico, cursos técnicos ou mesmo os que estão decidindo sobre algum curso com a intenção de se destacar no mercado, não podem deixar passar isso em branco.

 

Outra profissão que anda em alta é o profissional que estuda o futuro. Uma ótima oportunidade para as universidades repensarem seus currículos, pois este é um curso que não existe ainda no Brasil.

 

Outro fato é que as empresas trabalharão com muitos dados e informações sobre tudo e sobre todos, já vimos alguns problemas recentemente sobre vazamentos de informações de pessoas públicas, empresas e políticos. Haverá cada vez mais pressão para a regulamentação e proteção de dados, tanto os países como as empresas adotarão e se interessarão por esta proteção como uma política estratégica. Portanto, precisaremos também de profissionais nesta área.

 

Como sempre repito a meus clientes: “O controle é ilusão”! Não temos como ter certeza em 100% de como será o trabalho no futuro, nem quais as profissões estarão em alta para poder construir uma carreira mais alinhada com a necessidade do mercado. Mas uma coisa é certa, podemos ser bons aprendizes!

 

E o que eu, como uma profissional também do mercado, ando fazendo quanto a isso tudo?

 

Sou uma profissional que está na “quarta carreira” e busca estar sempre atenta às novas tendências e novidades da minha área. Já sabemos, dentro deste cenário, que todas as competências voltadas para o ser humano como liderança de equipe, relacionamento, vendas, persuasão, empatia, cooperação, serão difíceis de serem automatizadas. Seremos muito mais exigidos por nossas capacidades cognitivas, do que nas épocas anteriores, seremos muito mais “mente” e muito menos “braçal”.

 

O avanço da tecnologia é uma força poderosa na criação de novas profissões e novos postos de trabalho. O nosso papel neste contexto será de nos preparamos, sendo cada vez mais curiosos e antenados a tudo que virá por aí.

 

O futuro é imprevisível, mas todos nós temos uma chave, o Preparo!

Leandro Karnal

Please reload

Follow Us
Search By Tags