O que mais fazemos agora é ouvir ou ler matéria de especialistas de todos os níveis, tentando adivinhar como será a nossa vida profissional após a crise na saúde.
Ninguém sabe ao certo para onde o mundo dos negócios caminha. Alguns estudos já estão sendo divulgados a respeito, mas todos são unanimes em dizer que a nossa vida não será mais a mesma.
Até aqui não estou contando nenhuma novidade. No entanto, vocês conseguiram observar que algumas empresas rapidamente se redesenharam para sair dessa fase imposta e estão se adaptando ao novo normal?
A provocação que eu gostaria de levantar aqui com este artigo é:
O que você, como profissional CLT ou empreendedor individual, está fazendo para redesenhar a sua carreira para adaptar-se rapidamente ao novo normal?
Como trabalho com desenvolvimento de competências para as transições de carreira e preparações para o plano B, percebo como temos ainda pessoas que possuem muitas dificuldades em reagir nos momentos de crises. Contudo, se olhassem com mais perseverança para alguns fatores importantes, melhorariam muito a sua TRABALHABILIDADE.
Seguem alguns fatores frequentes:
Baixa taxa de adaptabilidade, são rígidos às mudanças frequentes
Falta de planejamento financeiro;
Não conhecem as tendências do futuro da área de atuação;
Desconhecem seus maiores concorrentes no mercado;
Não possuem mentores e profissionais competentes para ajudar ou seguir;
Falta de plano estratégico para traçar novos cenários de atuação;
Não têm uma rede de colegas (networking) e conhecidos para compartilhar informações;
Desconhece as novas competências que terá que desenvolver para o futuro.
Como as empresas estão precisando REFORMULAR os seus negócios, os profissionais precisarão fazer o mesmo. Se não cuidarem de sua “trabalhabilidade”, serão engolidos pelos concorrentes muito mais adaptados e habilidosos!
O profissional do futuro é responsável pela sua CARREIRA, por isso o PROTAGONISMO nesse momento é imprescindível. As pessoas precisam ter em mente que se esconder atrás de uma mesa, da família, telefone, em casa, não fará com que a crise passe despercebida.
O mundo está girando numa velocidade muito maior do que antes e se quiser continuar na ativa, precisará acompanhar a velocidade da mudança.
Não perca mais tempo, organize estrategicamente sua atuação profissional. São nas incertezas que precisamos redesenhar cenários, antecipar possibilidades e atenuar riscos.
Sou Giani Savi, Mentora e Coaching de Carreira, especialista em Transições de Carreira e Desenvolvimento de Competências para o futuro do profissional de sucesso!
Comments