top of page
Buscar
  • Giani Savi

Bons profissionais não se escondem da CRISE, preparam-se para enfrentá-la!

Atualizado: 16 de jul. de 2020


O que mais fazemos agora é ouvir ou ler matéria de especialistas de todos os níveis, tentando adivinhar como será a nossa vida profissional após a crise na saúde.


Ninguém sabe ao certo para onde o mundo dos negócios caminha. Alguns estudos já estão sendo divulgados a respeito, mas todos são unanimes em dizer que a nossa vida não será mais a mesma.


Até aqui não estou contando nenhuma novidade. No entanto, vocês conseguiram observar que algumas empresas rapidamente se redesenharam para sair dessa fase imposta e estão se adaptando ao novo normal?


A provocação que eu gostaria de levantar aqui com este artigo é:


O que você, como profissional CLT ou empreendedor individual, está fazendo para redesenhar a sua carreira para adaptar-se rapidamente ao novo normal?


Como trabalho com desenvolvimento de competências para as transições de carreira e preparações para o plano B, percebo como temos ainda pessoas que possuem muitas dificuldades em reagir nos momentos de crises. Contudo, se olhassem com mais perseverança para alguns fatores importantes, melhorariam muito a sua TRABALHABILIDADE.


Seguem alguns fatores frequentes:


Baixa taxa de adaptabilidade, são rígidos às mudanças frequentes

Falta de planejamento financeiro;

Não conhecem as tendências do futuro da área de atuação;

Desconhecem seus maiores concorrentes no mercado;

Não possuem mentores e profissionais competentes para ajudar ou seguir;

Falta de plano estratégico para traçar novos cenários de atuação;

Não têm uma rede de colegas (networking) e conhecidos para compartilhar informações;

Desconhece as novas competências que terá que desenvolver para o futuro.

Como as empresas estão precisando REFORMULAR os seus negócios, os profissionais precisarão fazer o mesmo. Se não cuidarem de sua “trabalhabilidade”, serão engolidos pelos concorrentes muito mais adaptados e habilidosos!


O profissional do futuro é responsável pela sua CARREIRA, por isso o PROTAGONISMO nesse momento é imprescindível. As pessoas precisam ter em mente que se esconder atrás de uma mesa, da família, telefone, em casa, não fará com que a crise passe despercebida.


O mundo está girando numa velocidade muito maior do que antes e se quiser continuar na ativa, precisará acompanhar a velocidade da mudança.


Não perca mais tempo, organize estrategicamente sua atuação profissional. São nas incertezas que precisamos redesenhar cenários, antecipar possibilidades e atenuar riscos.


Sou Giani Savi, Mentora e Coaching de Carreira, especialista em Transições de Carreira e Desenvolvimento de Competências para o futuro do profissional de sucesso!









10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page